O professor e cartunista Jean Pico, criador do projeto de valorização do Guaíba através da arte, com a publicação das histórias do peixinho Alan Bari e seus amigos da fauna local tentando encontrar a casa certa do lixo, foi um dos 23 escolhidos para ser agraciado com a Medalha Porto Alegre, principal honraria outorgada pelo município. A cerimônia de entrega é um dos pontos altos das comemorações da Semana de Porto Alegre que ocorrem todos os anos e, em 2021, será entregue em evento presencial somente quanto a pandemia de covid-19 estiver sob controle. Por essa razão, a cerimônia de anúncio dos homenageados, no dia 26 de março, às 16h, foi apenas virtual, com a participação de autoridades municipais e de músicos da Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul.

Além de Jean Pico, também serão agraciados com a honraria outras 17 pessoas e 5 instituições (veja a lista completa abaixo). Assim que a entrega das medalhas for possível e uma data for agendada, será noticiada por O Jornalecão.
A Medalha de Porto Alegre, cujo modelo foi criado pelo artista plástico Nelson Jungbluth e faz referência aos valores da pessoa e da natureza, foi instituída em 1977 e tem como objetivo destacar personalidades e instituições que deram relevante contribuição nos campos da arte, administração, jornalismo, assistência social, cultura e educação na capital.
Conheça os 23 ganhadores da Medalha Porto Alegre em 2021: