Instalado na orla de Ipanema desde julho de 2017, o restaurante flutuante Pérola Negra, mudou de endereço. Desde o verão, quando a pandemia começou a ser sentida em Porto Alegre, o estabelecimento encontra-se fechado, inicialmente pelas restrições ocasionadas pelo combate ao novo coronavírus, e, atualmente, inacessível ao público, tendo sido desatracado na segunda quinzena de outubro.
Não há informações oficiais sobre o destino da embarcação, que tem capacidade para atender cerca de 250 pessoas e que, antes de atracar na praia de Ipanema, estava ancorada em Rio Pardo. Os responsáveis pelo negócio informam apenas a intenção de reabrir ao público ainda em 2020. Recentemente, no entanto, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) informou que, desde dezembro de 2018, a operação de restaurante não está mais autorizada no local e que os responsáveis foram informados da não renovação da licença e entraram com um recurso, que, no verão de 2019, foi considerado improcedente. Desde então, não estaria mais autorizado o atendimento ao público.
O que gerou estranheza à população é que o alvará atual é de Ponto de Referência, o que não autoriza operação comercial na embarcação, que, pelo menos por enquanto, segue nas proximidades da orla de Ipanema, mas agora no vizinho bairro Serraria. O que ainda não se sabe, porém, é o destino do Pérola Negra.